É inegável – mesmo com outros nomes e perseguido por caminhos “convencionados”, o Lucro é o indicador protagonista das empresas. Ele é o “carinha” que diz se você está crescendo ou “degringolando”. É o número final desejável.
Porém, saiba que não é possível trabalhar ao lado dos números, afinal eles são frios, não pensam e nem são empáticos com você. Triste? Não fique…SEMPRE foi assim. Aprendemos que eles são a única coisa que importa e que devemos colocar muita energia por eles. Porém, esse conceito, além do conhecimento criado com base nas experiências de negócios focados em resultados, está equivocado. Exato, EQUIVOCADO.
O que você já sabe, que o resultado é a conclusão das intenções de negócios da empresa, casada com a efetividade de operações realizadas com os clientes, deduzido das despesas para fazer a operação acontecer (ou não). Positivo, empate ou negativo são resultados matemáticos possíveis.
Quer uma fórmula? Resultado = Receita – Despesa
De modo simples, se você faturou mais do que gastou, a empresa obteve lucro. Se você faturou a mesma cifra que gastou, a empresa empatou. Já se você faturou menos do que gastou, a empresa obteve prejuízo.
Agora, sério…isso é o básico e o ponto de partida do gestor. Porém, aqui está a armadilha – dominar esse conceito só garante que você sabe ler os resultados finais. Se você não sabia desta informação, precisa correr!
Quer saber por que está equivocado o conceito e o conhecimento criado com base nas experiências de negócios focados em resultados? Porque você não tem gestão sobre os números. Porém, você consegue influenciar o resultado através de ações nas diretivas que constroem um bom resultado.
O foco não é no lucro, mas no que fará você obter esse número positivo.
O que você deve estar fazendo…
- Ações para vender mais;
- Ações para atrair mais os clientes;
- Ajustes nos processos do negócio para otimizar tudo que é possível;
- Escuta ativa às críticas dos clientes;
- Adaptações recorrentes nos produtos para adequar a necessidade dos clientes;
- Reduzindo todos os custos para praticar preços melhores;
- E aquelas outras 50 coisinhas básicas das diretivas de resultado…
Agora, o que talvez você esteja analisando…
- A praça de atuação;
- Os produtos desejados pelos clientes na tua loja;
- Os processos que fazem a tua empresa acontecer;
- As pessoas envolvidas na tua operação (clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, etc.)
Se você achou que eu falaria de preço é porque você está vendendo commodities – produtos ou serviços de prateleiras…e esta forma de vender está perdendo espaço.
Agora, o que você talvez não saiba é que:
- Você não vende para as pessoas;
- Que os teus clientes enxergam o que você faz (bom ou não);
- As pessoas possuem mecanismos para “conceituar” o preço justo;
- Se você direcionar suas vendas para todos os clientes, você não direcionou para nenhum cliente;
- O produto precisa resolver uma dor;
- A primeira impressão é a que fica SIM, e segue o baile!!!
Saiba que ainda não falamos do que traz excelência nos resultados, mas se você não consegue analisar a performance da sua empresa, tem dificuldades em saber como extrair o máximo da sua empresa e desconhece do que existe de mais atual na ciência e no mundo dos negócios para fazer a sua empresa LUCRAR, eu convido você para tomar um café aqui na MT.
Saiba que o lucro é o que menos importa para o sucesso. Foque no comportamento!