ARTIGO

LUCRO – você cuida deste indicador?

É inegável – mesmo com outros nomes e perseguido por caminhos “convencionados”, o Lucro é o indicador protagonista das empresas. Ele é o “carinha” que diz se você está crescendo ou “degringolando”. É o número final desejável.

Porém, saiba que não é possível trabalhar ao lado dos números, afinal eles são frios, não pensam e nem são empáticos com você. Triste? Não fique…SEMPRE foi assim. Aprendemos que eles são a única coisa que importa e que devemos colocar muita energia por eles. Porém, esse conceito, além do conhecimento criado com base nas experiências de negócios focados em resultados, está equivocado. Exato, EQUIVOCADO.

O que você já sabe, que o resultado é a conclusão das intenções de negócios da empresa, casada com a efetividade de operações realizadas com os clientes, deduzido das despesas para fazer a operação acontecer (ou não). Positivo, empate ou negativo são resultados matemáticos possíveis.

Quer uma fórmula? Resultado = Receita – Despesa

De modo simples, se você faturou mais do que gastou, a empresa obteve lucro. Se você faturou a mesma cifra que gastou, a empresa empatou. Já se você faturou menos do que gastou, a empresa obteve prejuízo.

Agora, sério…isso é o básico e o ponto de partida do gestor. Porém, aqui está a armadilha – dominar esse conceito só garante que você sabe ler os resultados finais. Se você não sabia desta informação, precisa correr!

Quer saber por que está equivocado o conceito e o conhecimento criado com base nas experiências de negócios focados em resultados? Porque você não tem gestão sobre os números. Porém, você consegue influenciar o resultado através de ações nas diretivas que constroem um bom resultado.

O foco não é no lucro, mas no que fará você obter esse número positivo.

O que você deve estar fazendo…

  1. Ações para vender mais;
  2. Ações para atrair mais os clientes;
  3. Ajustes nos processos do negócio para otimizar tudo que é possível;
  4. Escuta ativa às críticas dos clientes;
  5. Adaptações recorrentes nos produtos para adequar a necessidade dos clientes;
  6. Reduzindo todos os custos para praticar preços melhores;
  7. E aquelas outras 50 coisinhas básicas das diretivas de resultado…

Agora, o que talvez você esteja analisando…

  1. A praça de atuação;
  2. Os produtos desejados pelos clientes na tua loja;
  3. Os processos que fazem a tua empresa acontecer;
  4. As pessoas envolvidas na tua operação (clientes, funcionários, fornecedores, parceiros, etc.)

Se você achou que eu falaria de preço é porque você está vendendo commodities – produtos ou serviços de prateleiras…e esta forma de vender está perdendo espaço.

Agora, o que você talvez não saiba é que:

  1. Você não vende para as pessoas;
  2. Que os teus clientes enxergam o que você faz (bom ou não);
  3. As pessoas possuem mecanismos para “conceituar” o preço justo;
  4. Se você direcionar suas vendas para todos os clientes, você não direcionou para nenhum cliente;
  5. O produto precisa resolver uma dor;
  6. A primeira impressão é a que fica SIM, e segue o baile!!!

Saiba que ainda não falamos do que traz excelência nos resultados, mas se você não consegue analisar a performance da sua empresa, tem dificuldades em saber como extrair o máximo da sua empresa e desconhece do que existe de mais atual na ciência e no mundo dos negócios para fazer a sua empresa LUCRAR, eu convido você para tomar um café aqui na MT.

Saiba que o lucro é o que menos importa para o sucesso. Foque no comportamento!

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