Você é organizado? Tem a orientação e a disciplina de guardar todos os seus recibos de despesas para lançar em sua declaração de Imposto de Renda anual? Tem o hábito de solicitar recibo de pagamento para seu dentista, médico, dentre outros profissionais?
Todos os anos, parte dos brasileiros tem um “encontro marcado” com o Leão. Porém, a desatualização das tabelas de faixas salariais passíveis de desconto de Imposto de Renda vem “convocando” mais pessoas que o necessário. O que isso quer dizer? Que a inflação e os salários seguiram subindo, enquanto os recortes de renda ficaram congelados há 7 anos sem atualização (desde 2015). No período, ficavam de fora todos os trabalhadores que recebiam até mais que o
dobro do salário mínimo da época. Hoje, quem receber 1,6 salário mínimo – de R$ 1.212 em 2022 – já cairá na primeira faixa de cobrança, em que há um desconto de 7,5% de IR sobre o salário na fonte.
Se, desde 2015, a tabela do Imposto de Renda tivesse acompanhado a inflação, que acumulou 44% de lá para cá, estariam livres todos os trabalhadores que ganham até R$ 2.744,31.
Com isso, você precisa dedicar um pouco mais de tempo à sua vida financeira, avaliando com seu contador se é preferível declarar seu Imposto de Renda no modelo “completo” ou “simplificado”. Não há uma regra. No modelo completo, é possível minimizar o impacto do “boleto” a pagar para a Receita Federal, utilizando os gastos com os prestadores de serviços. Você sabe quais são eles! Gastos médicos, com dentistas, fisioterapeutas, instituições de ensinos… são alguns exemplos. Saiba que tanto as suas despesas como as dos seus dependentes podem ajudar a “abater” o seu IR a pagar.
Assim, ficam as dicas:
1. Procure saber quais são as atividades que proporcionam este benefício.
2. Sempre solicite recibo do prestador de serviço.
3. Avalie com o contador qual o melhor caminho para a declaração: simplificada ou completa.
LEMBRE que não é possível chegar em março do ano subsequente, informar que houve gastos com “fulano” e “ciclano” sem ter um documento que comprove isso para a Receita Federal.
Assim, se você precisar da nossa ajuda para fazer a declaração do Imposto de Renda e quiser saber mais informações que possam ajudá-lo a utilizar esses benefícios, faça contato e vamos tomar um café!