Sério, passou a época em que as pessoas adoravam ir para “coliseus” assistir os homens lutarem até a morte. Está mais distante o período em que era normalizado os “chefes” humilharem os colaboradores. Até mesmo aqueles pais que espancam os filhos são mais raros. De situações hostis, temos diversos exemplos… e somos CONTRÁRIOS a quaisquer tipos de AGRESSÃO!
Você já parou para pensar neste assunto? Deveria…
No trabalho, que é onde a maior parte dos colaboradores passa pelo menos um terço do dia, os comportamentos de natureza ofensiva devem ser repudiados. Tendo em vista que diversas pessoas já tiveram o desprazer de passar pela situação de assédio, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou no ano passado uma cartilha para auxiliar os funcionários a identificar as agressões ocorridas no trabalho.
Sabia que o estresse decorrente do trabalho foi classificado como a quinta maior causa de morte nos EUA em 2018 – modelo econômico copiado pela maior parte do mundo?
E VOCÊ, sabe DIFERENCIAR a COBRANÇA por insuficiência de trabalho do ASSÉDIO moral?
O assédio moral consiste em condutas abusivas recorrentes que, independentemente de intencionalidade, são agressivas ao trabalhador. Saiba que você TENDE a se sentir agredido quando são apontados aspectos falhos ou inoperantes do seu serviço. O nome, aqui, é cobrança. Você claramente consegue identificar a situação de assédio moral quando recebe ordens para execução de tarefas desnecessárias ou exorbitantes, quando há discriminação, humilhação, constrangimento, entre outros abalos psicológicos.
Avalie – não é agressivo falar de forma desrespeitosa? Ou atribuir apelidos pejorativos? Ou trabalhar sob ameaças de retirar cargos e funções sem motivo justificado?
E o assédio sexual hein???
Trata-se da agressão por conotação sexual feita contra a vontade de alguém, verbal ou não. O efeito perturbador e constrangedor desse comportamento pode afetar a dignidade da pessoa, além de proporcionar uma percepção negativa do ambiente onde trabalha. Imagine VOCÊ trabalhando em um ambiente intimidativo, hostil, degradante, humilhante ou desestabilizador, onde tudo evoca as memórias por ter sido molestado sexualmente? Isso é INADMISSÍVEL!!!
Se você está se perguntando se essas condutas ainda acontecem nas empresas, a resposta é SIM. Mesmo com tantas campanhas e estudos científicos mostrando os porquês de abolir esse tipo de prática no trabalho, o assédio ainda tem espaço. Reflita:
1. O que leva um gestor a ter um comportamento abusivo?
2. O que leva o gestor a praticar ofensas?
3. O que faz o ser humano buscar vantagens para atingir os seus prazeres?
4. Segue o caminhão de perguntas…
Muitas vezes o medo é viabilizado através de armadilhas de pensamentos que fazem a pessoa acreditar que está “tudo certo”, que “esse momento vai passar” e por aí vai… e até há bem pouco tempo, os empresários faziam qualquer coisa para que suas equipes atingissem suas metas. E o medo de denunciar?
NÃO SEJA CONIVENTE COM ESSE COMPORTAMENTO!!!
A MT Gestão Contábil entrega resultados cuidando das pessoas, compartilhando conhecimentos e experiências. Saiba que somos ESPECIALISTAS em NEUROCIÊNCIA e COMPORTAMENTO. Essa bagagem científica ajuda muito na construção de caminhos para alterar os padrões de pensamento de empresários e gestores para obter a melhor performance das suas equipes.
Quer obter mais informações?
Vamos tomar um café. É por nossa conta!
Somos a MT Gestão Contábil.